Trabalhando com Subpersonalidades
Tivemos a oportunidade de comentar sobre o brilhante artigo do Dr. Roberto Assagioli abordando a arte de viver e a técnica de considerar a vida como um jogo ou atuação teatral.
 
Nesta oportunidade, trazemos um trecho do livro da Dra. Petra Guggisberg Nocelli, “O Caminho da Psicossintese: Um guia completo das origens, conceitos e experiências fundamentais”, em particular, o item 4 do Capítulo I – “A Multiplicidade da Psiquê Humana e as Subpersonalidades” da quarta parte do livro, “O Coração da Psicossíntese – As Sete Experiências Fundamentais”. Este artigo fala sobre o trabalho com nossas subpersonalidades.
 
Neste recorte, podemos refletir sobre aspectos e qualidades nossas que ainda não conhecemos bem e sobre outros aspectos que, em certas situações, parecem nos controlar, quando temos atitudes e comportamentos que se apresentam como “automáticos”. Utilizando o diagrama do Ovo e outros conceitos da Psicossíntese, a autora nos sugere, de maneira didática, como reconhecer, prevenir ou lidar com conflitos, crises e identificação com fatores inibidores ou mutilantes, os quais podem ocorrer durante nossa jornada em busca da integração (síntese) de nossa personalidade, visando à unificação com nossa “alma transcendente”.
 
Nas palavras da autora:

“… o objetivo mais importante, no trabalho com subpersonalidades, é intensificar o senso de si mesmo (Self ou Eu) para que, em vez de nos desintegrarmos em um número infinito de elementos em conflito, possamos começar a perceber a unidade de nossa essência profunda”.


Como isso é possível? Eu diria: Com a leitura atenta, aceitando o convite à experimentação que este artigo apresenta. Leia o artigo completo aqui