A Arte do Jogo da Vida
Ouvimos que “a vida imita o teatro e o teatro imita a vida” ou “a arte imita a vida e a vida imita a arte” e, também, que “a vida imita o jogo e o jogo imita a vida”.

O jogo faz parte das manifestações humanas, desde que nossos antepassados perceberam-se indivíduos conscientes da interação com o ambiente e com outros seres que os rodeavam.

O teatro pode ser descrito como um tipo de jogo, sem perder seu valor e importância como expressão artística.
“Viver é, na realidade, uma arte e deveria ser a maior de todas as artes”.
Retrato de Roberto Assagioli
Roberto Assagioli
Assagioli nos traz uma reflexão muito interessante sobre características inerentes aos jogos e ao teatro, como forma de jogo e de arte. Ele convida-nos a observar a vida, por vezes, pesada, sofrida e séria mas, que pode ser abordada de forma leve, desafiadora e divertida, mesmo em seus momentos mais difíceis, como se vivessemos papéis de um jogo alegre, no qual podemos escolher e saborear cada momento e cada personagem.
 
Assagioli nos lembra que “viver é uma arte”, que “deveria ser a maior de todas as artes”. Somos convidados a aprender e dominar técnicas e práticas que podem tornar nossas vidas em um jogo harmonioso, prazeroso, divertido para nós, para aqueles que amamos e no qual, também, podemos ser bem-sucedidos.
 
Aproveite a leitura! Leia o artigo completo aqui